Direito à Existência: Quando a Liberdade Marginaliza os Invisíveis
O São Paulo Model United Nations (SPMUN) é um Modelo das Nações Unidas, realizado presencialmente em São Paulo. Em sua 13ª edição, o SPMUN 2025 acontecerá de 30 de junho a 05 de julho e terá como tema “Direito à Existência: quando a liberdade marginaliza os invisíveis”, convidando jovens a refletirem criticamente sobre os limites da liberdade e o apagamento de identidades em diferentes contextos.
Inspirado pelo lema “A arte de simular deve ser uma arte crítica!”, o evento propõe debates sobre o direito à existência e as tensões entre liberdade e opressão. Os comitês abordarão temas ligados à segurança internacional, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e economia, com base na Agenda 2030 da ONU e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Além de comitês da ONU, os participantes também poderão optar por conselhos regionais, comitês históricos, gabinetes variados e até um comitê futurístico, ampliando o olhar crítico sobre os diferentes espaços de poder e tomada de decisão no mundo.
A programação inclui uma gincana no dia 2, workshops no dia 3 e uma festa no dia 4, com comida, bebida e várias atividades. Os coffee breaks também estão inclusos, e o valor da inscrição cobre todas essas experiências.
O SPMUN oferece ainda o programa de bolsas MUN4U, destinado a estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada. Mais informações sobre o processo serão divulgadas em breve.
Para parcerias ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail: secretariado@spmun.com.br.
Para mais informações, confira o Instagram: @_spmun.
Política de cancelamento: caso o participante pretenda cancelar sua inscrição, o pedido de cancelamento deverá ser solicitado em até 07 (sete) dias corridos, a contar do dia seguinte à data da compra, para que seja realizada a devolução do valor pago correspondente, conforme estabelece a Lei nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor). Após o prazo de 07 (sete) dias corridos, não serão realizados cancelamentos de inscrição e/ou devolução de valores, excetuando-se os casos previstos na legislação vigente. No entanto, por conta da logística de impressão de materiais e da possível realocação de vagas, o prazo máximo para pedidos de reembolso será 08 de junho de 2025.
Committees
Organizers

Ana Carolina Carvalho
Subsecretária Institucional

André Hiroki
Secretário-Geral Acadêmico

Maria Fernanda Demarchi
Secretária-Geral Institucional

Marina Buozzi
Subsecretária de Comunicação & Redes

Pietra Ferreira Yotsuya
Secretária-Geral Administrativa

Vivian Guedes
Subsecretária de Logística